É muito comum em concursos publicos exercícios sobre taxa efetiva e nomina.
Exemplo: Qual a taxa efetiva semestral, no sistema de juros compostos, equivalente a uma taxa nominal de 40% ao quadrimestre, capitalizada bimestralmente?
1º) Taxa efetiva é aquela efetivamente remunera uma operação financeira. Ela é expressa da seguinte forma, 10% ao ano , 15% ao semestre, 12,5% ao mês.
2º) Taxa nominal é aquela dada , anunciada, geralmente expressa, 10% ao ano com capitalização mensal ou capitalizada mensalmente. Se esse capital é capitalizado mensalmente, ele será remunerado os 30 dias do mês. Portanto, se tivermos uma taxa de 10% ao ano com capitalização mensal, para determinar a efetiva deve se observar primeiramente a capitalização. Observa que temos dois tempos expressos na taxa, ANO e MÊS ( 10% ao ano com capitalização mensal). A taxa efetiva ao mês basta dividir (10% ao ano / 12 meses = 0,83333...% ao mês) , pois o ano tem 12 meses. Se for uma taxa de 12% ao semestre com capitalização mensal ( Semestre e Mês ; 1 semestre=6 meses) , a efetiva mensal será de (12% / 6 meses = 2% ao mês) .
Ok, e se quisermos a taxa efetiva anual dessa taxa nominal de 12% as capitalizada mensalmente. Ai deve-se aproveitar a taxa mensal e transforma-la ao ano pela equivalencia de juros compostos.
Retomando o primeiro exemplo onde a taxa nominal é de 40% ao quadrimestre capitalizada bimestralmente. Quer saber a efetiva ao semestre. Primeiro: QUADRIMESTRE e BIMESTRE, 1 quadrimestre = 2 bimestres , logo 40% / 2 = 20% ao bimestre. Agora transforma-se 20% ao bimestre para ao semestre pela equivalencia de juros compostos.É isso ai, treinem bastante.
a) Efetiva anual de uma taxa nominal de 34% ao bimestre com capitalização diária
b) Efetiva mensal de uma taxa nominal de 10% ao semestre com capitalização bimestral.
c) Efetiva semestral de uma taxa nominal de 5% ao trimestre com capitalização diária
QUALQUER DUVIDA, NÃO DEIXA DE PERGUNTAR PELO COMENTÁRIOS DO BLOG. SUA PERGUNTA PODE SER A DÚVIDA DE OUTRA PESSOA.



